Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Cadastro no Sistema de Submissão do ERCIM – 2024 - OJS

Todos os textos devem ser enviados por meio do Open Journal System (OJS), disponível no endereço: <https://ojs-ercim.prd.ibict.br/index.php/ercim/user/register>. Os textos devem adotar o modelo de documento para resumo expandido, disponível em (https://ojs-ercim.prd.ibict.br/index.php/ercim/libraryFiles/downloadPublic/1).

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de textos, bem como para acompanhar o processo editorial em andamento. Para tanto, é necessário acessar uma conta existente ou cadastrar uma nova conta.

Condições para Submissão

O II ENCONTRO DE REVISTAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DO MERCOSUL (ERCIM) aceita a submissão resumo expandido. Um documento técnico-científico, segundo os critérios estabelecidos pela Comissão Científica do evento, é uma publicação que possui autoria declarada e aborda discussões sobre ideias, métodos, técnicas, processos e resultados em diversas áreas do conhecimento, com foco principal nos eixos temáticos em Ciência da Informação.

Para submeter um documento ao ERCIM-2024, é fundamental seguir as diretrizes condicionais no fluxo, nas políticas e nos normativos editoriais, todos detalhados em suas respectivas seções. Durante o desenvolvimento do processo, é imprescindível que o(s) autor(es) garanta(m) que sua submissão atenda a todos os critérios elencados a seguir.

  • Estar ciente e concordar com a política editorial do II ENCONTRO DE REVISTAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DO MERCOSUL (ERCIM);
  • É necessário apresentar a contribuição de cada autor para o documento de acordo com a taxonomia CRediT em casos de autoria múltipla, juntamente com a Declaração de Responsabilidade assinada por todos para a publicação.
  • Todos os autores devem fornecer seu último nível de formação, endereço de e-mail e identificadores do Currículo Lattes e/ou ORCID.
    • As informações fornecidas para o cadastramento no sistema de Submissão do ERCIM 2024 serão utilizadas exclusivamente para os propósitos dos serviços oferecidos por ele, não sendo compartilhadas para outros fins ou com terceiros.
  • A identificação, ordem e função dos autores devem ser incluídas nos metadados do sistema de Submissão do ERCIM e no próprio documento submetido.
  • Os autores devem respeitar o limite de APENAS UMA submissão no evento.
  • O conteúdo submetido deve estar em conformidade com o escopo e escopo do Evento e seus eixos temáticos, bem como com seu sua política editorial vigente
  • A contribuição deve ser original e não estar sob avaliação para publicação em outro meio. Se estiver sendo considerada em outra publicação, é necessário justificar essa situação nos "Comentários ao Editor". Por originalidade, entende-se que o documento científico NÂO está sendo avaliado por nenhum outro meio.
    • Caso o documento inclua dados de pesquisa, estes foram armazenados em repositórios públicos de gestão de dados. O autor deve fornecer todos os detalhes pertinentes em "Comentários ao Editor”.
  • Os endereços eletrônicos devem estar corretos, atualizados e válidos, e devem ser devidamente incluídos nas referências, quando disponíveis.
  • O documento deverá ter a extensão mínima e máxima de páginas conforme o definido no template do resumo expandido do evento e encaminhado como documento .doc ou .docx.
    • Inserir todos os anexos necessários para a submissão. Exemplo: Declaração de Responsabilidade (https://ojs-ercim.prd.ibict.br/index.php/ercim/libraryFiles/downloadPublic/2)  em caso de coautoria.
    • Documentos submetidos de forma incompleta serão devolvidos ao autor para ajustes. Caso as correções não sejam realizadas conforme as instruções, o documento será rejeitado.
  • Figuras, quadros, tabelas e citações devem ser encaminhadas em formato editável.
  • Utilizar ilustrações, gráficos, desenhos, quadros, tabelas, entre outros, somente quando indispensáveis para a compreensão do texto, posicionando-os o mais próximo possível do trecho em que são mencionados e indicando a fonte utilizada. Seguindo a diretriz, as devem estar de preferência em alta resolução (400 dpi), nos formatos TIFF, EPS ou JPEG.

Submissões que não estejam em conformidade com as políticas editoriais II ENCONTRO DE REVISTAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DO MERCOSUL (ERCIM) serão rejeitadas.

Os documentos são publicados no idioma original da submissão, aceitando-se trabalhos em lingua portuguesa, inglês ou espanhol. Submissões em outras línguas não serão consideradas.

A equipe editorial do II ENCONTRO DE REVISTAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DO MERCOSUL (ERCIM) se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo do autor. As versões dos originais estarão disponíveis no sistema de Submissão do Evento, conforme as etapas do processo editorial.

O II ENCONTRO DE REVISTAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DO MERCOSUL (ERCIM) pode solicitar documentos suplementares ou anexos adicionais para auxiliar na avaliação, no embasamento teórico e metodológico, bem como possibilitar a replicação e reuso dos dados científicos para o avanço da Ciência.

Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.

Condições para submissão

Composição autoral, independentemente da afiliação profissional e local de origem:

  • No caso de autoria individual, o autor deve possuir exclusivamente o título de Doutor;
  • Em caso de coautoria, é obrigatório que pelo menos um dos autores possua o título de doutor, enquanto os demais podem estar na condição de mestre ou doutorando;
  • No caso de autoria múltipla, é necessário apresentar a contribuição de cada autor para o documento conforme a taxonomia CRediT;
  • Submissões de mestres e graduados seão aceitos no periódico;
  • Todos os autores devem fornecer seu último nível de formação, endereço de e-mail e identificadores do Currículo Lattes e/ou ORCID;
  • A identificação e a ordem dos autores devem ser fornecidas nos metadados do Sistema de Submissões do ERCIM e no documento submetido;
  • Os autores devem respeitar o limite de APENAS UMA submissão para o evento.

Diretrizes adicionais

  • O conteúdo submetido está alinhado com o foco e escopo do evento e seus eixos temáticos, bem como suas políticas e normas editoriais.
  • A contribuição deve ser original e não estar sob avaliação para publicação em outro meio.
  • Caso o documento inclua dados de pesquisa, estes foram armazenados em repositórios públicos de gestão de dados. O autor deve fornecer todos os detalhes pertinentes em "Comentários ao Editor", se aplicável.
  • Os endereços eletrônicos devem estar corretos, atualizados e válidos, e devem ser devidamente incluídos nas referências, quando disponíveis.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Submissões e ser inserido no template correspondente.
  • O documento deverá ter a extensão mínima e máxima de páginas conforme o definido no modelo de resumo expandido disponibilizado pelo evento e encaminhado como documento .doc ou .docx.
  • O título deve ser redigido no idioma original da submissão, expressando de forma clara e precisa o conteúdo geral do documento.
  • As palavras-chave e o resumo devem ser redigidos no idioma original da submissão e não podem exceder 200 (duzentas) palavras.
  • Os títulos das seções devem ser escritos em letras maiúsculas e em negrito, enquanto os subtítulos das seções devem ter apenas a primeira letra da primeira palavra em maiúscula e estar em negrito.
  • Os parágrafos do texto devem ter espaçamento de 1,5 entre linhas. Para citações longas (quatro linhas ou mais), notas de rodapé, fontes das figuras e outros detalhes, o espaçamento deve ser simples. Todo o texto deve ser justificado e apresentar um recuo de 1,25 cm a partir da margem esquerda no início de cada parágrafo.
  • Citações de até 3 (três) linhas devem ser incluídas no texto, entre aspas. Citações com mais de 3 linhas devem ser recuadas a partir do parágrafo, dispensando o uso de aspas.
  • As citações devem estar em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela NBR 10520:2023 da ABNT.
  • As referências devem seguir as normas estabelecidas pela NBR 6023:2018 da ABNT.
  • Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico.
  • Figuras, quadros, tabelas e citações foram encaminhadas com as traduções em inglês, espanhol e português em formato editável.
  • As ilustrações, gráficos, desenhos, quadros, tabelas e outros elementos visuais devem ser empregados apenas quando essenciais para a compreensão do texto, devendo ser posicionados o mais próximo possível do trecho em que são mencionados, com indicação da fonte utilizada. É preferível enviar as imagens em arquivos separados do texto, de preferência em alta resolução (400 dpi), nos formatos TIFF, EPS ou JPEG.
  • O arquivo contendo o texto do documento submetido deve ser anexado nos formatos .doc e .docx, no Sistema de Submissões do ERCIM2024.

Responsabilidades do Autor de Contato Principal

O autor principal do texto científico deve ser responsável pela integridade e fidedignidade do conteúdo, incluindo o cumprimento do padrão editorial e padrão de redação do periódico.

A colaboração científica e interinstitucional é incentivada pelo ERCIM 2024 para a publicação de textos em coprodução, não limitando o número de autores no âmbito da autoria. O autor responsável pela submissão do texto deve ser indicado como contato principal, bem como deve garantir que toda a comunicação seja compartilhada aos demais coautores, antes, durante e depois da publicação. Deve garantir que os dados utilizados e descritos na pesquisa possam estar disponíveis no caso de serem solicitados.

O autor de contato principal é o responsável pela submissão do texto no sistema, que requer a criação de cadastro, e deve ser o indicado no momento da submissão do texto. O autor de contato principal é também o único responsável pela comunicação entre o ERCIM2024 e os demais coautores.

Na submissão do texto, deve garantir que todos os coautores sejam incluídos corretamente na relação de autores, que a ordem em que aparecem foi a acordada por todos os autores e que todos estão cientes de que o resumo expandido foi submetido. Também é de responsabilidade do autor de contato principal a verificação e correção de erros do resumo expndido em nome de todos os autores. O autor de contato é responsável por todo o conteúdo da submissão, tanto no documento quanto nos metadados do sistema, incluindo verificar se os nomes, e-mails e afiliações de todos os coautores estão informados corretamente. Cabe destacar que o autor de contato principal não precisa ser o primeiro autor do artigo, pois seu papel é garantir que a comunicação entre o periódico e os demais coautores ocorra efetivamente.

Consórcio de autores

No caso de consórcio de autores, apenas o nome do consórcio deve ser incluído na lista de autores principais durante a submissão no sistema. Todos os participantes devem estar listados no texto, com as respectivas afiliações, em seção separada ao final do manuscrito (após as referências) sob o título ‘Consórcio’. Se for necessário incluir uma lista de membros do consórcio que não contribuíram diretamente para o documento, esta lista pode ser colocada como informações complementares ou nos agradecimentos, mas não deve constar na lista de autores principais.

Declaração de Contribuição dos Autores

É obrigatório incluir uma Declaração de Responsabilidade que especifique a contribuição de cada autor, que pode abranger e devem ser descritas como:

  1. Conceitualização: Ideias; formulação ou evolução de metas e objetivos abrangentes de pesquisa.
  2. Curadoria de dados: Atividades de gerenciamento para anotar (produzir metadados), limpar e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, quando necessário para interpretar os próprios dados) para uso inicial e reutilização posterior.
  3. Análise de dados: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados de estudos.
  4. Recebimento de financiamento: Aquisição do apoio financeiro para o projeto que deu origem a esta publicação.
  5. Pesquisa: Condução do processo de pesquisa e investigação, especificamente realizando os experimentos ou coleta de dados/evidências.
  6. Metodologia: Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos.
  7. Administração do projeto: Responsabilidade de direção e coordenação do planejamento e execução da atividade de pesquisa.
  8. Recursos (Disponibilização de ferramentas): Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise.
  9. Software (Desenvolvimento, implementação e teste de software): Programação, desenvolvimento de software; concepção de programas de computador; implementação do código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
  10. Supervisão: Supervisão e responsabilidade de liderança pelo planejamento e execução da atividade de pesquisa, incluindo orientação externa à equipe principal.
  11. Validação (Validação de dados e experimentos): Verificação, seja como parte da atividade ou separadamente, da replicação/reprodutibilidade global de resultados/experiências e outros produtos de pesquisa.
  12. Visualização (Design da apresentação dos dados): Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, nomeadamente visualização/apresentação de dados.
  13. Redação do manuscrito original: Preparação, criação e/ou apresentação da obra publicada, designadamente redação inicial (incluindo tradução substantiva).
  14. Redação - revisão e edição: Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado pelos integrantes do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão – incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.

Referência

CRediT. Disponível em: <https://credit.niso.org/>. Acesso em: 18 abr. 2024.

Ciência Aberta e Acesso Aberto

Discussão sobre os princípios e práticas de Ciência Aberta, incluindo políticas de acesso aberto, repositórios institucionais, aceitação de pré-prints e publicação em periódicos de acesso aberto e seus impactos na disseminação e colaboração científica. 

Avaliação da Qualidade e Métricas de Impacto

Análise das diferentes métricas de impacto utilizadas na avaliação da qualidade da produção científica em Ciência da Informação, incluindo fatores de impacto de periódicos, índices de citação, métricas alternativas (Altmetria) e abordagens qualitativas.

Inovações Editoriais

Exploração das inovações editoriais na publicação científica, incluindo preprint servers, plataformas de revisão por pares abertas, modelos de revisão aberta, experimentação com formatos de publicação e iniciativas de revisão transparente. 

Ética na Publicação Científica

Discussão sobre questões éticas relacionadas à publicação científica, como autoria e contribuições, conflitos de interesse, plágio, duplicação, má conduta científica e as práticas e políticas para prevenir e lidar com essas questões.

Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA) no Âmbito da Publicação Científica

Recomendações sobre DEIA no estudo, na análise de dados e na interpretação dos resultados de pesquisas científicas. Discussão sobre diretrizes voltadas para a pesquisa desta temática desde a sua concepção e divulgação.

Desafios e Oportunidades da Publicação Científica:

Análise dos desafios enfrentados pelos pesquisadores e editores no contexto da publicação científica como, por exemplo: a pressão por publicações, a proliferação de periódicos predatórios, a sustentabilidade dos modelos de negócios editoriais e as oportunidades para inovação e melhoria.

Internacionalização e Colaboração Científica

Exploração das tendências de internacionalização na publicação científica, incluindo colaborações interinstitucionais e internacionais, a tradução de artigos científicos, o impacto da língua na comunicação científica e as políticas de internacionalização das editoras. 

Evolução Tecnológica e Ferramentas Editoriais

Discussão sobre as novas tecnologias e ferramentas editoriais que estão moldando o processo de publicação científica, como sistemas de gestão de conteúdo [Content Management System – CMS], plataformas de publicação online, ferramentas de detecção de plágio e software de análise bibliométrica. 

Pós-produção de Periódicos

Divulgação em diversos canais. Tendências. Comunicação com autores, membros de comitês, revisores e editores. Promoção de consulta dos conteúdos. Plano de comunicação. Trabalhar em/com redes de revistas: visibilidade, divulgação e posicionamento. 

Financiamento

Fontes e sustentabilidade. Aspectos financeiros e éticos. Custos dos processos de edição acadêmica. 

Formação das Equipes Editoriais de Revistas

Desafios e Oportunidades para Profissionais da Informação: Evolução dos processos de gestão editorial, a mudança que a publicação digital acarreta e o seu impacto nas formas atuais de compreensão dos processos de comunicação científica. O local da formação e o papel do profissional da informação neste cenário. 

Política de Privacidade

ERCIM 2024 trata dados pessoais em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) brasileira (Lei nº 13.709/2018), seus princípios e fundamentos. Por isso, os dados pessoais informados a este evento são usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

O período de tratamento de dados pessoais terá fim após a solicitação do usuário ou quando a finalidade do tratamento for atingida. Ainda, as informações pessoais são excluídas quando não forem mais necessárias ou relevantes para oferecimento dos serviços deste periódico, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação de retenção de dados prevista em lei específica.

Para compreensão e sistematização dos dados usados, entende-se que LGPD estabelece os sujeitos e as operações envolvidas no processo, no caso, se tratando de um periódico científico a seriedade quanto aos dados dos usuários ocorre tanto no sentido normativo, como também no próprio trâmite editorial.

Sendo assim, os dados que coletamos estão intimamente ligados com as atividades desempenhadas pelo periódico, de modo que os dados pedidos e utilizados para cadastro do usuário no sistema de Submissão do ERCIM 2024 são: nome, e-mail, afiliação, titulação, Lattes ou ORCID que nos remetam ao perfil acadêmico e científico do autor, bem como dados para a identificação no sistema, como login e senha.